terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Comunicação

               Dia 13 de dezembro de 2015, data definida pelo Papa Francisco para a abertura do Ano Santo da Misericórdia, sacerdotes do mundo católico celebraram a missa de abertura da porta da Misericórdia.
Não foi diferente para Monsenhor Tarcisio Anacleto Caliman, meu irmão, encerrando infindo rosário de missas celebradas diariamente durante 48 anos de profícuo sacerdócio na arquidiocese de Vitória - ES.
Monsenhor Tarcísio concelebrou a missa da abertura da porta da Misericórdia na Catedral Metropolitana acompanhado do padre Marcio, seu ex- aluno que, com maior carinho e desvelo o vinha acompanhando, em nome da arquidiocese, nos últimos meses diante de seu precário estado do saúde.
Terminada a missa foi almoçar vindo, em seguido, a ser surpreendido por fulminante enfarto que o levou, atravessando a Porta da Misericórdia que acabara de ajudar a abrir. Iria completar 80 anos de idade no próximo dia 3 de junho.
Foi salesiano deixando a congregação no final do tirocínio prático exercido no Colégio Salesiano de Silvânia - GO. Incardinado à arquidiocese de Vitória - ES, estudou Teologia no seminário arquidiocesano de Mariana - MG. Foi ordenado sacerdote secular em Venda Nova do Imigrante no dia 22 de julho de 1967. Cursou mestrado em Direito Canônico pala Universidade Santo Anselmo de Roma, Itália.
Sem deixar de exercer atividades como pároco em diversas paróquias durante seus 48 anos de vida sacerdotal, ocupou a cátedra de Direito Canônico no seminário maior da Arquidiocese de Vitória desde que se formou em direito Canônico ajudando a formar dezenas de sacerdotes. Durante muitos anos, exerceu atividades como membro da Comissão de Justiça da arquidiocese, instituição que presidiu até 2014 quando se aposentou forçado  pelo estado precário de saúde.
Exerceu marcante influência política no governo de Vitoria e do Estado do Espírito Santo, sempre, em defesa do princípios morais e éticos defendidos pelo Cristianismo.
O velório e enterro transformaram-se em devota e compungida exaltação à sua dedicação à Igreja e a sociedade capixaba. Seu corpo ficou exposto em velório na nave central da Catedral Metropolitano da noite de domingo até à tarde de segunda feira culminando com missa de corpo presente seguida do cortejo de sepultamento no cemitério do bairro de Santo Antônio, na Grande Vitória. Os atos foram acompanhados por centenas de parentes, amigos e admiradores com a presença de autoridades religiosas e civis e militares que vieram prestar-lhe merecidas homenagens.
Os mais sinceros agradecimentos da numerosa família Caliman, e afins, à arquidiocese de Vitória pelo carinho que dispensou, até os últimos dias de vida, a nosso querido irmão, tio, cunhado, primo e outros graus de parentesco biológico e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário