segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

sexualidade em questão



A moral cristã católica versus moral Bíblica
Elizio Nilo Caliman – Brasília
 Ao se confrontar a moral, supostamente, fundamentada na interpretação do Evangelho, pregado por Cristo, com o Antigo Testamento, saltam aos olhos serias contradições que mereceriam maior atenção dos exegetas. A título de exemplo, citem-se três exemplos do livro Gênesis.
1.        No capítulo 16, quando Sara, mulher de Abraão, estéril, percebeu que não tinha condições de lhe dar um filho, ofereceu-lhe como esposa a serva egípcia Agar que gerou Israel.
2.        No capítulo 18, quando dois anjos adentraram a casa de Ló para adverti-lo da eminente destruição de Sodoma e Gomorra, enciumados, os habitantes se reuniram exigindo que Ló os apresentasse para serem agredidos. Ló interveio dizendo-lhes que tinha duas filhas virgens e as entregaria, para fazerem delas o que quisessem e, em troca, exigindo que não fizessem mal aos dois hóspedes.

3.        No Capítulo 19, depois da destruição de Sodoma e Gomorra, tendo sua mulher virado estátua de sal, o velho Jó, não tinha descendente. As duas filhas arquitetaram um engenhoso e incestuoso plano para perpetuar a memória do pai. Numa primeira noite, embebedaram o pai e a mais velha, sem que ele percebesse, deitou-se com ele, resultando na geração de Moabe, pai dos Moabitas. No dia seguinte, repetiram o cerimonial e a filha mais nova deitou-se com o pai, gerando Ben-Ami, pai dos filhos de Amon.

 Três fatos, entre muitos outros, relacionados a sexo que, de forma alguma se coadunam com a moral cristão sobre a sexualidade. Sem pretender a vulgarização do sexo, urge às igrejas uma revisão de conceitos distorcidos, milenarmente forjados, restabelecendo a dignidade do sexo, como elemento primordial, na multiplicação e perpetuação das espécies vivas.
Por mais que se pretendam os fatos bíblicos como inventados, não o foram inutilmente, senão para algum ensinamento. Se se admite que a Bíblia foi inspirada, não cabe a exegetas a tarefa de censura-la, como a separar joio do trigo.
           Luxinverbo.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário